Jet Lag – Tudo o que você precisa saber

Quem realiza viagens longas de avião com frequência, já deve ter sentido os impactos do Jet Lag. Neste post, vamos esclarecer todas as dúvidas sobre o Jet Lag e os desconfortos que viagens longas podem trazer. O que é Jet Lag? Quais os sintomas e efeitos do Jet Lag? Como evitar o Jet Lag nas próximas viagens?

Vamos lá!

JET LEG – O QUE É, QUAIS OS SINTOMAS E DICAS PARA EVITAR!

O que é Jet Lag?

A expressão em inglês Jet Lag não possue tradução literal no nosso português. A tradução mais próxima para o português seria “descompensação horária”.

Jet Lag, nada mais é que o desconforto do nosso ritmo biológico, causado pela troca de fuso horário. O Jet Lag acontece quando realizamos viagens muito longas, de muitas horas. Ou quando o passageiro altera as horas de comer e dormir, na qual está acostumado.

Essa grande mudança de ritmo biológico em 24 horas, faz com que o relógio biológico fique descompensado e nosso corpo sente muita fadiga.

Quais os sintomas do Jet Lag?

Os principais sintomas do Jet Lag são:

  • insônia;
  • fadiga;
  • cansaço;
  • irritação;
  • perda de apetite;
  • dor de cabeça;
  • descontentamento;
  • má digestão;
  • atenção reduzida.

Estes sintomas variam de pessoa para pessoa. Estudos indicam que jovens sofrem mais os impactos do Jet Lag. Mas, não se preocupe! É possível amenizar os impactos do Jet Lag com algumas dicas que te passaremos a seguir.

Dicas para evitar o Jet Lag

Turistas que viajam frequentemente para países longes adotam alguns truques para evitar os efeitos do Jat Lag. Abaixo listamos as melhores dicas para você não sofrer com os impactos do Jet Lag no seu ritmo:

Viaje descansado

Procure ter uma boa noite de sono antes da viagem. Para isso, arrume suas malas com, no mínimo, 2 dias de antecedência e deixe tudo organizado para o embarque. Assim, você estará tranquilo e terá uma boa noite de sono.

Chegue ao seu destino de dia

Chegar ao seu destino durante o dia é mais fácil para você se acostumar ao novo fuso horário. Fique atento ao horário de chegada ao comprar a sua passagem aérea.

Se adapte a um horário diferente antes de viajar

Nas semanas antes da viagem, tente se adaptar a novos horários. Por exemplo, você pode acordar de madrugada, levantar, fazer alguma atividade e depois voltar a dormir. Se acostumando com horários mais flexíveis, você terá mais chances de não sofrer com os impactos do Jet Lag.

Evite bebidas alcóolicas durante o voo

A ingestão de bebidas alcóolicas em grandes altitudes aumentam o cansaço e causam desidratação. Beber álcool durante viagens de avião acentua os efeitos do Jet Lag. O mesmo vale para bebidas a base de cafeína e energéticos.

Essas bebidas alteram os padrões de sono. A dica é beber somente água durante o voo. É melhor maneira de se manter hidratado.

Evite remédios para dormir

Evite medicamentos para dormir durante o voo. Esses remédios podem acentuar os efeitos do Jet Lag.

Ajuste o seu relógio no horário do seu destino

Ao entrar na aeronave, mude o horário do seu relógio para o fuso horário do seu destino final. Ao chegar ao seu destino, se alimente de acordo com o horário local

Se movimente durante a viagem

Tente se exercitar e movimentar durante o voo. Assim você manterá a boa circulação do sangue e evita cãimbras.

Gostou das nossas dicas sobre Jet Lag?

Aqui no Desconto Passagens Aéreas você fica por dentro das melhores ofertas de passagens aéreas, pacotes de viagem, cruzeiros e muito mais! Por aqui você também recebe as principais notícias e dicas de viagem. Acompanhe diariamente nosso blog e fique informado em primeira mão!

E estamos no YouTube! Se inscreva em nosso canal e fique por dentro das melhores novidades, dicas de viagem e promoções em tempo real!

Deixe um comentário