Vila Velha/ES – Tudo o que você precisa saber

Se você está em busca de um destino praiano que ofereça um excelente custo/benefício então se liga nesse post! O litoral capixaba possuem lindas praias, porém não é tão famoso e procurado como a vizinha Rio de Janeiro. Mas, saiba que o Espírito Santo pode te surpreender!

Hoje vamos falar um pouco sobre Vila Velha. Essa cidade fica ao lado da capital Vitória e os turistas que visitam Vila Velha se surpreendem como suas lindas praias e pontos turísticos históricos. Vila Velha é muito visitado pelos mineiros que buscam curtir uma prainha.

Venha com a gente conhecer o que há de melhor em Vila Velha! Vamos lá!

VILA VELHA ESPÍRITO SANTO – GUIA COMPLETO, QUANDO IR, COMO IR, ONDE FICA, O QUE FAZER EM VILA VELHA!

Quando ir a Vila Velha?

Em Vila Velha raramente faz frio. A média de temperatura anual é de 24°C, sendo que no verão as temperaturas podem superar os 30°C e no inverno ficam entre 18°C a 26°C. O período de chuvas acontece de outubro a janeiro, sendo em novembro o mês com chuvas mais fortes.

A cidade fica mais cheia durante a alta temporada, que acontece de dezembro a fevereiro. No final de abril e começo de maio acontece a Festa da Penha. Essa é a terceira maior festa religiosa do Brasil e é dedicada a padroeira da cidade, Nossa Senhora da Penha. Durante os dias de festa acontece romarias, missas, feiras e shows na cidade.

Como ir a Vila Velha?

O aeroporto mais próximo de Vila Velha é o de Vitória. Você também pode chegar a Vitória de trem, pela estrada de ferro Vitória-Minas. A viagem dura aproximadamente 13h e parte da capital mineira, todos os dias, as 7h30. A viagem é muito agradável, devido as lindas paisagens que se vê durante o trajeto.

Outras formas de chegar a Vila Velha é de ônibus. Há diversas viações que fazem o trajeto até a cidade, como a Itapemirim, Águia Branca e São Geraldo.

Para quem vem de carro a partir de Belo Horizonte, são cerca de 544km de distância pela rodovia BR-262. Já para quem vem do Rio de Janeiro, são cerca de 533km de distância pela BR-101.

Onde ficar em Vila Velha?

Vila Velha fica bem pertinho de Vitória. Há diversos hotéis próximos ao mar com excelente custo/benefício. Você pode se hospedar tanto em Vitória, quanto em Vila Velha. Nossa dica é que você opte por Vila Velha, devido ao clima de cidade de praia e por ficar mais próximo as melhores praias.

O que fazer em Vila Velha?

Convento da Penha

Sem sombra de dúvidas, esse é o cartão postal e o ponto turístico mais importante de Vila Velha. O convento foi fundado em 1558 e fica no alto de um morro de 154 metros. Para chegar no topo você pode subir pela estrada a pé, de carro ou pegar uma van até o estacionamento. Ao chegar a antiga construção, há uma escadaria de 365 degraus. Lá de cima a vista é incrível e, dependendo do lugar onde  você está, é possível ver Vitória, Vila Velha, a Praia da Costa e o Morro do Moreno. Não deixe tirar fotos espetaculares da vista.

A entrada no convento é gratuita e deve ser com trajes adequados, por se tratar de uma entidade religiosa. Em datas comemorativas, feriados e aos domingos a movimentação por lá é intensa. 

Farol Santa Luzia

Este também é um ponto turístico muito procurado em Vitória. Este antigo farol foi produzido em Glasgow na Escócia e enviado ao Brasil no final do século 19. O farol até hoje funciona e guia os navios na Baía de Vitória. A

A entrada no Farol Santa Luzia é gratuita mas não é possível subir até o farol, somente conhecê-lo por fora. Por lá você pode tirar belas fotos e comprar artesanatos nas lojinhas locais. Vale a pena também dar um pulo na Praia Secreta que fica ao lado do farol.

Praia da Costa

A Praia da Costa é a mais famosa e badalada de Vila Velha. Com diversas barraquinhas, restaurantes, bares e hospedagens, é a praia que oferece a melhor infraestrutura aos turistas. Ela possui também um ótimo calcadão para praticar caminhadas e andar de bicicleta pela ciclovia.

Fábrica da Garoto

É apaixonado por chocolate? Então não deixe de visitar a fábrica de chocolates Garoto. Na fábrica você pode fazer um “Chocotour” e conhecer todo o processo de produção de uma das marcas de chocolates mais famosas do Brasil. O tour pela fábrica é guiado, acontece de segunda a sábado e é necessário agendamento prévio.

Outra informação importante é sobre a vestimenta. Por questões de segurança os visitantes devem ir de calça comprida (sem rasgos ou desfiados) e que cubra completamente a perna (sem deixar o tornozelo amostra), blusa de manga e tênis (sem salto).

Experimente a Moqueca Capixaba

A moqueca capixaba é o tesouro gastronômico do Espírito Santo. O prato é uma mistura das culinárias indígena, africana e europeia. Esse famoso prato de peixes e frutos do mar deve ser incluído na sua visita em Vila Velha.

Gostou nossas dicas sobre Vila Velha? Então não deixe de acompanhar nosso blog e fique por dentro das melhores dicas de viagem com a gente. E estamos no Youtube! Se inscreva em nosso canal clicando aqui.