Apesar da diminuição do fluxo nos aeroportos, há quem precise viajar e encarar os aeroportos e aviões. Nas últimas semanas, as companhias aéreas começaram a retomar os voos no Brasil, com novos protocolos de segurança e higiene exigidos pela OMS, para garantir a segurança dos passageiros.
Fazer uma viagem atualmente, ainda gera muita dúvidas e incertezas para os passageiros. Neste post, iremos abordar as principais dicas e cuidados que você deve ter ao pegar um avião nos dias atuais.
Tabela de Conteúdo
Antes de Viajar
Se você precisa ou tem viagem marcada para o exterior, antes de viajar, se atualize sobre os requisitos de entrada em outros países. Isso porque, muitos países colocaram restrições a entrada de viajantes de outras nacionalidades ou estão com as fronteiras fechadas. Em alguns países, como a Turquia, passageiros e tripulação estão sujeitos a realizar exames médicos ao entrar no terrítorio.
Já no Brasil, a ANAC vem trabalhando com o Ministério da Saúde, Anvisa, companhias aéreas e aeroportos para que os voos sejam realizados seguindo as medidas sanitárias necessárias e seguras.
Além dos cuidados tomados pelas companhias aéreas e aeroportos, é imprescindível que os viajantes tomem os cuidados também em nível pessoal. Os principais cuidados são o uso de máscara e álcool em gel e respeitar o distanciamento social. Se possível, ao comprar a passagem aérea opte por voos vazios e sem conexões para evitar contato com aglomerações.
Cuidados do Embarque
Evite fazer o check-in no aeroporto. Opte pelo check-in online ou pelo aplicativo da companhia aérea. Se você precisar do atendimento no balcão, respeite o distanciamento social de, no mínimo, 2 metros exigido.
Alguns aeroportos estão oferecendo serviço de alto atendimento e despacho de bagagens sem contatos com funcionários, para evitar a contaminação de passageiros e funcionários.
Cuidados dentro no Avião
A maior preocupação dos passageiros é a contaminação dentro do avião. Há vários relatos de voos acontecendo atualmente com lotação máxima de passageiros. Saiba que, os aviões possuem um sistema de filtragem de ar muito semelhante a de hospitais, e que diminui as chances de contaminação por vírus e bactérias.
As refeiçoes do serviço de bordo são servidas pré-embaladas. As companhias aéreas também oferecem toalhas ou lenços para que os passageiros façam a higienização das mãos e assentos. O uso de máscara dentro do avião é obrigatório para evitar a contaminação dos passageiros.
Listamos os principais cuidados pessoais que você deve ter ao entrar no avião:
- Utilizar o álcool em gel para higienizar as mãos, tela do assentos, mesinha, alças da cadeira. E ao usar o banheiro, tanto do aeroporto quanto da aeronave, nunca se esqueça de lavar as mãos e passar o álcool em gel.
- Caso possível, opte pelos assentos da janela pois assim você terá menos contato com os passageiros que circulam pelo corredor da aeronave
- Evite tocar nos olhos, boca e nariz
- Para viagens longas, troque a máscara a cada 2 horas
Cuidados no Desembarque
Na hora do desembarque, siga as regras e recomendações da tripulação. Evite aglomerações no corredor da aeronave. O ideal é você permanecer sentado na sua poltrona e aguardar a saída dos passageiros mais apressadinhos. Assim que a maioria dos passageiros saírem, você pode desembarcar com tranquilidade e segurança.
Na hora de pegar as bagagens, evite aglomerações e respeite o distanciamento social. Antes de abrir as bagagens, desinfete as suas malas com o borrifador de álcool.
Novas Políticas de Cancelamento e Remarcação de Voos
Visando garantir a segurança os direitos dos passageiros, a ANAC, junto com as companhias aéreas, estão com novas regras de cancelamento e remarcação de voos. As principais novas regras são:
- Caso o passageiro queira adiar a viagem, ele fica isento de cobrança de multas, desde que aceite um crédito para a compra de uma nova passagem.
- Se o passageiro opte em cancelar o voo e querer o reembolso, estará sujeito as regras contratuais da tarifa. O prazo para reembolso é de 12 meses.
- O passageiro pode desistir da passagem aérea comprada em até 24 horas contadas a partir do recebimento do comprovante da compra da passagem aérea. O prazo para reembolso é de 12 meses.
- As companhias aéreas devem informar aos passageiros uma eventual alteração do voo com no mínimo 24 horas de antecedência
- Nos casos de alteração de voos, atraso ou cancelamento, é garantida a reacomodação do passageiro.
Confira o guia completo de direitos e deveres do passageiro no site da ANAC.
Gostou do nosso post? Agora que você já sabe como é viajar de avião atualmente e está por dentro das dicas e cuidados para se ter durante a viagem não deixe de comentar abaixo e nos siga em nossas redes sociais.