Tábua das Marés – Tudo o que você precisa saber

Se você está planejando viajar para o litoral, principalmente o Nordeste, saiba que consultar a Tábua da Maré (ou Tábua das Marés) é fundamental para você aproveitar a sua viagem e realizar passeios para piscinas naturais, por exemplo.

Quem mora no litoral já está familiarizado a consultar a tábua das marés antes de realizar uma viagem para a praia. Viajar no período certo para o Nordeste faz toda a diferença na hora de aproveitar a viagem.

VÍDEO YOUTUBE: TÁBUA DAS MARÉS! TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER! ATUALIZADO 2021

Neste post vamos te mostrar como funciona a tábua das marés, porque é tão importante consultá-la antes de viajar para o litoral e como escolher a melhor data para a viagem.

O que é a Tábua das marés?

As marés são as alterações do nível do mar. O nível da maré é influenciado pela força gravitacional do sol e principalmente da lua. A movimentação do mar varia de acordo com o movimento gravitacional entre terra, sol e mar, fazendo com que o nível da água do mar suba ou desça.

A maré cheia é quando a água do mar atinge o seu nível mais alto e parece levar mais água para a praia. A maré baixa é quando a água do mar atinge seu ponto mais baixo e é quando parece que a água do mar foi retraída em direção ao oceano. É durante o período da maré baixa que as piscinas naturais ficam expostas e é possível realizar os passeios até elas.

As fases da lua influenciam muito nas marés. Durante a lua cheia e lua nova é quando encontramos as marés mais baixas. Portanto, escolha datas durante as luas cheia e nova para viajar para Maragogi, Porto Seguro e Porto de Galinhas, por exemplo.

Portanto, a Tábua das Marés nada mais é que uma tabela que prevê como a maré (alterações do nível do mar) irá variar ao longo do dia.

Como consultar a Tábua das Marés?

A tábua das marés estão em constante mudança e ela varia de acordo com a cidade e o dia. Ao consultar a tábua das marés, procure pelos dados do destino que você vai visitar.

Você pode encontrar a tábua das marés no site do Climatempo.

O primeiro passo ao consultar a tábua das marés é escolher o porto mais próximo do destino que você irá visitar e o mês da viagem. Após você pesquisar, irá aparecer a tabela com os horários dos picos de maré baixa e maré alta.

Esta é a tabúa das marés de João Pessoa, para o mês de dezembro de 2020. Você pode observar que na quarta-feira, dia 2, a maré atingirá o seu ponto mínimo (maré baixa) as 10h50min (0,29m) e ás 16h53min atingirá seu ponto máximo (maré alta – 2,17m).

Sendo assim, a melhor hora para realizar um passeio as piscinas naturais, por exemplo, seria próximo as 10h50min, quando será o ápice da maré baixa.

Como interpretar a tabela?

As setas azuis indicam quando a maré atinge o seu ponto mais baixo e as setas vermelhas indicam quando a maré atinge seu ponto mais alto.

Para aproveitar melhor seu passeio, escolha horários quando a maré estiver abaixo de 0,5m. Quanto mais próximo de zero melhor, sobretudo abaixo de 0,3m. A maré baixa é o melhor período para aproveitar passeios e mergulhos.

Ao escolher o dia e sabendo o horário da maré baixa, o ideal é chegar no destino 1 hora antes do pico da maré baixa. Assim você terá mais tempo para aproveitar o passeio. Após o pico da maré mínima, a água vai subindo progressivamente.

Como saber quando a maré está baixa?

A maré é considerada baixa quando atinge 0,5m. Quanto mais próximo de zero a maré estiver, melhor. Abaixo de 0,3m é o ideal para você curtir seu passeio as piscinas naturais e fazer mergulhos.

Quanto tempo dura a maré baixa?

O intervalo entre a maré baixa e a maré alta é de aproximadamente 6 horas. Durante as luas cheia e nova as marés ficam próximas de 0,0m. Essa é a melhor época para encontrar a maré baixa e faz com que os passeios fiquem perfeitos.

Gostou do nosso post sobre as tábuas das marés? Então não deixe de acompanhar o Desconto Passagens Aéreas e fique por dentro das melhores ofertas de passagens aéreas e dicas de viagem. E estamos no Youtube! Se inscreva em nosso canal!

Deixe um comentário