A ordem do Governo Americano que proíbe a entrada de passageiros provenientes do Brasil inviabilizou o turismo nos destinos mais procurados pelos brasileiros, como Miami e Orlando. Apesar de ainda não existir uma data precisa de quando brasileiros voltarão a poder viajar para os Estados Unidos, o rápido avanço da campanha de vacinação americana nos dá uma ideia de quando essa volta poderá acontecer.
Com a conclusão da vacinação de toda a população americana adulta é possível que seja feita uma flexibilização das restrições de viajantes de outros países. A previsão é que a vacinação de toda a população adulta americana seja concluída no próximo mês de maio. Ou seja, a partir de junho é possível que o Governo Americano libere a entrada de passageiros provenientes de outros países.
Apesar disso, como no Brasil a situação epidemiológica ainda é grave, é possível que as autoridades americanas liberem turistas da Europa e outros países do mundo e continuem mantendo as restrições aos turistas brasileiros. Ou seja, tudo dependerá também do controle epidemiológico e da vacinação da população brasileira.
Porque o governo americano não liberou a entrada de turistas vacinados?
Infelizmente, nenhuma vacina garante que a pessoa imunizada não transmita o vírus. A maioria das vacinas garante apenas que o indivíduo não desenvolva a doença de forma grave. Ou seja, os vacinados podem contrair o vírus e espalhar para os demais. Dessa forma, apenas a vacinação de toda a população daria segurança de não ter mais uma nova onda de contágios.
Quais as restrições atuais para entrada de brasileiros nos Estados Unidos?
Está proibida a entrada de passageiros com origem no Brasil ou que tenham estado no país nos últimos 14 dias antes da entrada nos Estados Unidos. Apenas tem a entrada autorizada cidadãos dos Estados Unidos, residentes permanentes, cônjuges, filhos e irmãos de americanos e de residentes permanentes.
Para que um brasileiro consiga entrar nos Estados Unidos no momento atual, ele deve passar, pelo menos, 14 dias em um país que não tenha restrições de entrada nos Estados Unidos. Um exemplo é o México, que possui restrições de entrada apenas terrestre. Mas, entre a compra da passagem aérea e a viagem nada pode prever que uma nova regra seja imposta pelo Governo Americano. Portanto, os riscos são bem grandes ao planejar uma viagem no momento atual para os Estados Unidos. A melhor solução é aguardar os próximos meses e torcer para que as autoridades americanas liberem as fronteiras para os turistas brasileiros.
Pernambuco reabrirá gradualmente a partir de 1° de Abril
O Estado de Pernambuco retomará gradualmente as atividades econômicas a partir da próxima quinta-feira, dia 1° de abril. Dessa forma, as praias estarão liberadas para banho de mar e prática de atividades físicas. Mas, ainda será proibido o uso de guarda-sóis e cadeiras na faixa de areia.
Bares, restaurantes e lanchonetes também poderão voltar a funcionar de forma presencial das 5h às 20h durante os dias de semana e respeitando o limite máximo de 50% da capacidade. Já nos sábados, domingos e feriados, podem funcionar das 9h às 17h. Entretanto, esses estabelecimentos podem funcionar no esquema de delivery, ponto de coleta ou drive-thru após estes horários.
Hotéis e pousadas estão liberados de funcionar, sempre cumprindo os protocolos sanitários das autoridades. Passeios turísticos também podem ser realizados das 10h às 20h durante a semana e das 9h às 17h aos finais de semana e feriados. Apenas os eventos culturais, sociais e corporativos seguem proibidos.
Quer ficar por dentro das melhores promoções de passagens aéreas e dicas de viagem? Então acompanhe diariamente o Desconto Passagens Aéreas e nos siga em nossas redes sociais. Todos os dias trazemos para nossos leitores as principais novidades sobre viagens. E estamos no Youtube! Se inscreva no nosso canal Desconto Passagens Aéreas!