Viajar para a EUROPA: Quais DOCUMENTOS são EXIGIDOS na IMIGRAÇÃO?

Hoje vamos falar, sobre quais documentos os brasileiros devem ter em mãos, para passar na imigração de países europeus. Viajantes brasileiros não precisam de visto para entrar na maioria dos países da Europa – pelo menos se a viagem for a turismo e com até 90 dias de estadia.

Na Europa, como os países são menores, você consegue visitar vários países no mesmo dia. A maioria dos países europeus fazem parte do Espaço Schengen, Basicamente é um tratado de compartilhamento de fronteira, ou seja, uma vez dentro do Espaço Schengen, você pode circular livremente pelos países membros, sem precisar passar novamente pela imigração.

O Brasil possui acordo com os países do Espaço Schengen, e os turistas brasileiros podem permanecer nos países do espaço por até 90 dias.

Basicamente, os documentos mais comuns para passar pela imigração européia são o passaporte e a passagem de volta. Mas, também são exigidos outros documentos e comprovantes que iremos abordar neste post. Vamos lá!

Passaporte válido

Para entrar nos países da Europa, o seu passaporte deve ter validade mínima de 3 meses a contar da sua data de retorno para o Brasil. Ou seja, se a sua data de volta para o Brasil é para janeiro, o seu passaporte deve ser válido até abril, pelo menos.

Esse prazo deve ser respeitado, pois se o passaporte não estiver no prazo, nem a companhia aérea irá permitir que você embarque. Portanto, cheque a validade do seu passaporte antes de planejar a sua viagem.

Para renovar o passaporte é necessário agendar uma entrevista na Receita Federal e apresentar alguns documentos como o passaporte antigo, CPF, RG, Título de Eleitor, certidão de quitação eleitoral e comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório, para homens. O prazo de emissão de um novo passaporte, após passar pela Receita Federal, é de 6 dias, em média.

Passagem aérea de volta

Uma das maneiras de controlar quanto tempo um turista vai ficar no país é exigindo o comprovante da passagem aérea de volta ao país de origem. A comprovação que você possui passagem aérea de volta, pode ser exigida pela própria companhia aérea, no momento de embarcar.

Tenha esse comprovante em mãos e impresso, para apresentar a companhia aérea e para os agentes de imigração do país de destino.

Seguro Viagem

Os países da União Européia e os participantes do tratado de Schengen, exigem de seus visitantes a obrigatoriedade de possuir um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros para viajar para estas nações.

O comprovante do seguro viagem pode ser cobrado pelos agentes de imigração. Se você não possuir o seguro, é possível até ser barrado de entrar no país. É extremamente importante viajar tento um Seguro Viagem, para os casos de emergências médicas, hospitalares e jurídicas.

Comprovante de hospedagem ou carta-convite

A imigração européia quer que você comprove que tem um lugar para ficar, e assim ter garantias que você é um turista visitando o país e não alguém tentando viver ilegalmente por lá.

Reserve sua hospedagem com antecedência. É necessário comprovar que reserva da sua hospedagem já está paga. Apresente esse comprovante impresso para os agentes da imigração.

Caso vá ficar hospedado na casa de alguém, você precisa ter uma carta-convite, ou seja, um documento em que o anfitrião diz que vai te receber. Seguir essa regra é muito importante, pois os agentes da imigração irá te cobrar ao entrar no país.

Comprovante de recursos

Para viajar a Europa, as autoridades exigem que você possua, no mínimo, 60 dólares ou euros por dia de viagem. Isso pode ser comprovado com dinheiro em espécie, travel card ou cartão de crédito internacional.

É recomendado que você tenha alguma quantidade de dinheiro em espécie, principalmente na chegada. O cartão de crédito é uma forma mais prática de comprovar recursos, mas também mais cara, já que você deverá pagar, além do IOF, as taxas de comissão do seu banco.

Portanto, leve alguma quantidade de dinheiro em espécie e o restante você comprova ter com o limite do seu cartão de crédito. Para isso, leve impresso a última fatura do seu cartão de crédito.

Comprovante de vacinação

Verifique, alguns dias antes da sua viagem, se é exigido comprovante de vacinação para entrar nos países da Europa. Alguns países tem exigido o comprovante de vacinação contra a Covid-19.

Gostou do nosso post? Não esqueça de comentar aqui no nosso site e em nosso canal no Youtube Desconto Passagens Aéreas. Sua experiência e opinião é muito importante para nós.

Aqui no Desconto Passagens Aéreas você fica por dentro das melhores ofertas de passagens aéreas, pacotes de viagem, cruzeiros e muito mais! Por aqui você também recebe as principais notícias e dicas de viagem. Acompanhe diariamente nosso blog e fique informado em primeira mão!

Deixe um comentário