Praia do Forte/BA – Top 5 Dicas

O litoral baiano é o maior entre todos os estados do Brasil. São mais de 100 km de extensão e oferece aos seus turistas inúmeras praias magníficas. Um dos destinos mais procurados pelos viajantes que visitam as terras baianas é a Praia do Forte.

A Praia do Forte fica no município de Mata de São João e está a apenas 80km de Salvador. A proximidade com a capital baiana atraia muitos turistas em finais de semana e feriados. A Praia do Forte também oferece uma infraestrutura invejável, com diversos resorts, hotéis, pousadas e restaurantes renomados.

Se você curte uma boa praia, conforto e comida boa não pode deixar de visitar a charmosa Praia do Forte. Neste post vamos enumerar 5 coisas que você deve fazer ao visitar esse pedacinho da Bahia. Vamos lá!

As Praias

A região da Praia do Forte conta com 6 praias diferentes distribuídas em 14 km de litoral. Conhecida como a Costa dos Coqueiros, a vegetação predominante são os lindos coqueirais.

A Praia do Porto é a mais central e fica em frente a vila principal. Esta praia que é a conhecida como Praia do Forte. Ela sempre fica cheia de barcos atracados e suas águas são calmas, ideal para crianças. A Praia do Porto é bem movimentada, devido a proximidade com a vila, e não faltarão barraquinhas e restaurantes para você se deliciar com a comida baiana.

A Praia do Papa Grande é a mais procurada pelos turistas, por causa de suas piscinas naturais. Ela fica ao lado da Praia do Porto, é ótima para mergulho e tem fácil acesso. E mais ao Norte você vai encontrar a Praia do Lord, famosa pela sua paisagem, mar calmo e águas cristalinas. Durante a maré baixa os turistas podem beber e comer dentro das piscinas naturais formadas pelos recifes de coral.

Projeto Tamar

O ecoturismo é muito forte na Praia do Forte e o local tem uma das sedes do Projeto Tamar, que dedica a preservação das tartarugas marinhas. O centro de visitação do projeto fica perto do Farol Garcia D’Ávila e durante a visita é explicado como funciona o projeto de preservação das espécies de tartarugas. No local também tem lojinhas de lembrancinhas. Vale muito a pena conhecer mais sobre o assunto.

Vila da Praia do Forte

A Vila da Praia do Forte é puro charme e concentra dezenas de lojinhas de artesanato, bares, restaurantes e pousadas. Depois de um dia de praia, você pode curtir a noite em alguns dos diversos bares e se deliciar com a típica comida baiana.

Caminhar pela vila tanto de dia quanto de noite e curtir o clima rústico do lugar é muito agradável. A noite é possível observar bem as estrelas, já que não existe muita iluminação nas redondezas.

Castelo Casa da Torre de Garcia D’Ávila

Outro ponto turistico do local é a Casa da Torre de Garcia D’Ávila, a primeira fortificação portuguesa do Brasil, sendo considerado o castelo medieval do país. A fortaleza foi usada até meados de 1800 e suas ruínas ficam a cerca de 3 km da Vila da Praia do Forte. O local foi transformado em museu e é muito visitado. Não deixe de visitar as ruínas e saber mais sobre a história e cultura do período colonial.

Visitar as cidades vizinhas próximas

Nas cidades próximas da Praia do Forte você vai encontrar ótimas praias com acesso fácil. São elas Itacimirim, Guarajuba, Camaçari, Imbassaí e Massarandupió (esta última é de nudismo!). Se você for ficar na região mais dias, vale muito a pena conhecer as cidades vizinhas e suas praias.

Gostou das nossas dicas de Praia do Forte? Então não deixe de acompanhar o nosso blog e fique por dentro das melhores novidades e promoções!