Porque as passagens aéreas estão caras?

Nos últimos 12 meses as passagens aéreas tiveram um aumento de quase 100%! Saiba quais são os fatores que estão influenciando a alta dos bilhetes aéreos e como driblar esta situação.

De um tempo para cá os viajantes vem notando que as passagens aéreas vem ficando cada dia mais caras. Essa alta dos preços pode ser explicada por alguns fatores econômicos que influenciam no valor cobrado aos passageiros. O que justifica essa alta de preços? É possível encontrar passagens aéreas baratas? Neste post iremos te ajudar a encontrar alternativas para viajar pagando um preço justo pelas passagens aéreas.

Passagens aéreas caras – Por quê?

O preço das passagens aéreas disparou nos últimos 12 meses, e a inflação acumulada foi de 122% segundo o IBGE. Para se ter uma ideia, a média geral de inflação para o mesmo período é de 11,89%. A justificativa das empresas do setor aéreo é o aumento dos custos e da procura de passageiros. Para se ter uma idéia, o custo com o combustível representa 40% do preço de uma passagem aérea no Brasil.

Abaixo detalhamos para você quais os fatores que estão deixando as passagens aéreas mais caras:

Preços dos Combustíveis

O querosene de aviação ficou 30% mais caro no último trimestre de 2021. Só em 2022, o valor do combustível aumentou 70%. Apesar de 90% do insumo ser produzido no Brasil, a Petrobras adota uma política de paridade com preços do mercado internacional. Ou seja, as companhias aéreas pagam o valor do combustível 100% em dólar. Como o dólar está caro, o combustível também fica mais caro.

Variação Cambial

Como mencionado anteriormente, a variação cambial interfere diretamente na alta dos preços das passagens aéreas. Se o dólar aumentar o preços dos combustíveis também aumenta. Para se ter uma idéia, o dólar valorizou só nos últimos 5 meses quase 40%!

Retomada das Viagens

O setor de aviação sofreu muito nos 2 últimos anos devido a pandemia. Só agora as pessoas voltaram a viajar. Depois desses 2 anos de prejuízo, as companhias aéreas estão aproveitando o interesse das pessoas em viajar para recuperar parte das perdas e recompor suas margens de lucro.

Impostos e ações judiciais

Os impostos incidentes nas passagens aéreas também afetam o seu preço. As vezes o ICMS (Imposto Estadual) que incide em voos nacionais torna a viagem mais cara que para viagens internacionais. Outro fator que está influenciando o valor das passagens aéreas é a enorme quantidade de ações judiciais contra as companhias aéreas. Para se ter uma idéia, o Brasil é o país que mais tem ações judiciais contra companhias aéreas. Em 2019, para cada voo houve 1,35 ações contra as companhias. Já nos Estados Unidos é uma ação para cada 7,883 voos no mesmo período.

Alternativas para driblar a alta dos preços

A alta dos preços vem afetando os voos nacionais e internacionais. Voos para o Chile, por exemplo, tiveram uma aumento de 103%. As viagens para Paris ficaram 79% mais caras e as passagens aéreas para Portugal ficaram até 75% mais caras.

Já no Brasil, os destinos que mais tiveram aumento foram São Paulo, Porto Alegre e Brasília. Já alguns destinos no nordeste tiveram queda, como Salvador (12%), Natal (11%), Recife (4%) e Porto Seguro (3%).

A seguir, listamos algumas alternativas para driblar essa alta de preços:

Comprar pacotes de viagem internacionais

Há diversas ofertas de pacotes de viagem internacionais com preços muito mais baixos que as próprias passagens aéreas para os destinos. Por exemplo, você encontra pacotes para o Caribe por menos de R$2.000 com hospedagem inclusa. Para comprar passagens aéreas para esses destinos o preço é bem mais caro que o próprio pacote. Você pode conferir pacotes de viagens com preços excelentes na HURB.

Pesquise suas passagens aéreas no Google Voos

O Google Voos é a melhor ferramenta para pesquisar passagens aéreas. Ele te mostra o preço das passagens aéreas de todas as companhias aéreas de uma vez só. Você também pode visualizar os preços de vários destinos ao mesmo tempo. Assim é possível analisar qual destino está valendo mais a pena viajar.

Trajetos de ônibus ou carro

As viagens rodoviárias tiveram um aumento de 200% nos últimos 2 anos. Mesmo assim vale a pena analisar de vale a pena utilizar esse modelo de viagem para o destino que você pretende visitar.

Parcelamento da passagem aérea

Com o aumento das passagens aéreas, as companhias aéreas estão oferendo parcelamentos em até 24 vezes. Essa é uma alternativa recomendada, mas você deve analisar antes se não irá comprometer seu orçamento a longo prazo.

Gostou do nosso conteúdo? Então siga nossas redes sociais e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Deixe um comentário