Pirenópolis – Tudo o que você precisa saber

Pirenópolis é uma linda cidade histórica e fica no interior de Goiás, a 130km de Goiânia e 150km de Brasília. A mineração teve um importante papel no desenvolvimento da região e deixou um rico legado em cultura, gastronomia e arquitetura. O lugar também tem inúmeras cachoeiras e belezas naturais.

Depois de um dia de refrescantes banhos de cachoeira, os turistas aproveitam para se fartar com os pratos típicos da região e passear pelas ruas em calçamento de pedra e observar os lindos casarões coloniais do século XVIII presente na pequena cidade de Pirenópolis.

O destino é perfeito para quem busca tranquilidade em meio a natureza e para os que gostam de cultura e história do Brasil. Devido a sua proximidade de Brasília e Goiânia, Pirenópolis pode ser visitada em um final de semana ou feriado prolongado. Neste post vamos te informar tudo o que você precisa saber sobre Pirenópolis. Vamos lá!

Como chegar?

Em Pirenópolis não chega voos comerciais, então o melhor meio de chegar é por via terrestre, seja de carro ou ônibus. As estradas que levam a Pirenópolis são de boa qualidade. Os aeroportos mais próximos são o de Brasília (150km) e de Goiânia (120km).

Partindo de Goiânia, é possível chegar a Pirenópolis de ônibus. O trajeto tem 2 horas de duração e é feito pela Viação Goianésia.

O que fazer?

Centro Histórico de Pirenópolis

Bastará uma voltinha no centro histórico da cidade para você perceber como Pirenópolis é pitoresca. Os casarões coloniais, as ruas em calçamento de pedra, as casinhas pintadas caprichosamente encantam os turistas e não dá vontade de ir embora.

Ao percorrer o Centro Histórico, não deixe de conhecer a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, de onde é possível ter uma linda vista da cidade. Conheça também outros prédios históricos como o Cine Pireneus, do antigo Theatro de Pirenópolis e da antiga Casa de Câmara e Cadeia, onde hoje funciona o Museu do Divino. Uma visita à Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e à Igreja e Museu de Arte Sacra Nossa Senhora do Carmo também são boas pedidas.

O mais gostoso do centro histórico é caminhar pelas suas ruas e conhecer um pouquinho sobre a história da cidade. Aproveite e pare em algum dos barzinhos e se delicie com as comidas típicas e um belo drink.

Cachoeiras de Pirenópolis

São muitas as opções de cachoeiras em Pirenópolis e o melhor é que você não vai precisar fazer longas trilhas para acessá-la. A cidade tem mais de 80 cachoeiras e várias delas oferecem infraestrutura para os visitantes. O acesso as cachoeiras é quase sempre fácil e alguns caminhos são até pavimentados. Ideal para quem viaja em família.

Cachoeira do Abade

Não deixe de conhecer a Cachoeira do Rosário, Cachoeira do Lázaro, Cachoeira de Santa Maria e a Cachoeira do Abade. Para quem gosta de uma trilha e atividade física, visite a Cachoeira do Dragão ou a Cachoeira Bonsucesso.

Cachoeira do Dragão

Experimente as deliciosas comidas típicas

Depois de um belo dia de cachoeira, aproveite para experimentar os saborosos pratos típicos de Goiás. Vale a pena experimentar cada um deles, como os pratos a base de pequi, deliciosas galinhadas, o famoso empadão goiano e as suculentas pamonhas doces e salgadas, além dos diversos doces e biscoitos caseiros que estão presentes nos cafés da manhã das pousadas.

Em Pirenópolis você vai encontrar diversos restaurantes especializados nessas comidas típicas. Mas, se você não é chegado ao tempero goiano, não tem problema! Você vai encontrar restaurantes com outros tipos de culinária.

Agito noturno em Pirenópolis

A cidade recebe muitos turistas nos finais de semana, então basta chegar sexta-feira a noite para as ruas da cidade ficarem cheias. O que não vai faltar é agito e bons bares para comer um petisco e beber uma cervejinha gelada. Aproveite a noite em Pirenópolis e curta uma música sertaneja ao vivo nos bares da cidade.

Deixe um comentário