O que fazer em Aracaju? Top 7 Dicas

Aracaju é um dos destinos mais custo benefício do litoral nordestino. É comum encontrar passagens aéreas em promoção relâmpago para esse destino nordestino. Aproveite os preços e viaje para uma das mais belas praias do nordeste brasileiro.

A cidade tem várias praias lindas e próprias para banho, com boa estrutura de barracas, hotéis e restaurantes. Se você está em busca de tranquilidade e se deslumbrar com a natureza este é o destino perfeito. Neste post, vamos te mostrar as 7 melhores dicas de passeios para fazer em Aracaju.

Praia de Atalaia

Com uma faixa de areia de aproximadamente 5 quilometros, a Praia de Atalaia é a mais famosa de Aracaju, e, sem dúvida, uma das mais frequentadas. Mesmo sendo uma praia urbana, suas águas são bem limpas, calmas e mornas, ótimas para crianças.

A Orla de Atalaia tem uma ótima estrutura de barracas de praia que oferecem uma deliciosa comida típica sergipana. E nos arredores você vai encontrar excelentes restaurantes e hotéis. Com uma extensa faixa de areia, os turistas elegem o melhor ponto para banho na saída para o litoral Sul, perto da passarela do carangueijo, reduto boêmio de Aracaju com vários bares e restaurantes.

Crôa do Goré e Ilha dos Namorados

Crôa do Goré

Esse passeio é um dos mais procurados pelos turistas. O passeio é feito de catamarã e leva cerca de 40 minutos para chegar a Crôa do Goré. A Crôa do Goré é um banco de areia formado no meio do rio Vaza Barris. Lá, os turistas podem descer do barco e apreciar a bela vista e no local fica um barco bar que serve bebidas e petiscos. O tempo de parada na Crôa do Goré é de cerca de meia hora.

Depois, o catamarã segue até a Ilha dos Namorados, uma grande ilha entre os rio Vaza Barris e o oceano. A Ilha dos Namorados tem boa estrutura, com mesas e guarda-sóis e bares que servem bebidas e petiscos. O passeio a ilha é ideal para crianças, pois no local é formado lindas piscinas naturais. A parada na Ilha dos Namorados é de cerca de duas horas. O passeio a Crôa do Goré e Ilha dos Namorados deve ser agendado com antecedência nas agências de turismo.

Oceanário de Aracaju

O Oceanário de Aracaju é administrado pelo Projeto Tamar e se encontra na Orla de Atalaia a cerca de 500 metros do mar. O local tem cerca de 80 espécies diferentes, com 18 aquários e 4 tanques.

O tanque dos tubarões são o grande destaque. São 4 tubarões-lixa e é possível tocá-los quando eles sobem na superfície para pegar comida. É só para os corajosos! Outra atração são os tanques das tartarugas, que chegam a medir até 1,10 metros e mais de 150 quilos. Você também vai poder observar arraias, moreias e várias espécies de peixes. Durante o passeio é exibido vídeos sobre preservação do meio ambiente.

Mercados Centrais de Aracaju

Em Aracaju existem três mercados centrais e reúnem o melhor da cultura popular sergipana. São eles, o Mercado Antônio Franco e o Mercado Thales Ferraz, onde você vai encontrar muita literatura de cordel e grandes variedades de artesanatos e doces típicos da região.

Já no Mercado Albano Franco, você vai encontrar uma imensa variedade de frutas da região, castanhas, grãos, peixes e frutos do mar. Os mercados ficam todos próximos e você pode visitá-los juntos.

Vila do Mangue Seco

A Vila do Mangue Seco fica entre na divisa dos estados de Sergipe e Bahia. Cercado de dunas e coqueiros, a vila foi cenário da novela Tieta. É possível realizar o passeio saindo e Aracaju. A vila tem pouca estrutura, então não vale a pena se hospedar por lá.

A praia de Mangue Seco fica a cerca de 30 minutos de caminhada da pequena vila e você encontrará algumas barracas de praia para passar o dia. Você também pode contratar um bugueiro, que te leva até a praia e passeia pelas dunas da região. O passeio mais longo de Buggy te leva para conhecer a Barra da Siribinha e a Praia da Costa, onde você pode ver os destroços de um navio encalhado.

Passarela do Caranguejo

É o melhor lugar para aproveitar a noite, escutar uma boa música ao vivo e se deliciar com os petiscos sergipanos. Tome belos drinks e uma cervejinha gelada ouvindo um bom forró regional.

Para chegar ao local é só seguir sentido litoral sul na Praia do Atalaia. Ao chegar você vai avistar uma enorme escultura de caranguejo de 7 metros de largura. Por lá você já vai encontrar os melhores restaurantes e se deliciar com pastéis de caranguejo, carne de sol, pirão e frutos do mar.

Praia de Aruana

Eleita uma das melhores praias de Aracaju. Com areia bem clara e mar azulado, é uma praia bem tranquila e vazia durante a semana. Você vai encontrar uma boa infraestrutura de barracas de praia. Com um mar calmo, é ideal para banho e caminhadas na orla.

A Praia de Aruana fica a 5 minutos de carro da Praia de Atalaia e também é possível ir andando.

Gostou das nossas dicas para curtir Aracaju? Então siga o blog diariamente e se inscreva em nosso canal do Youtube. Todos os dias trazemos as melhores ofertas de passagens aéreas e dicas de viagem.