Manaus – Tudo o que você precisa saber

Quem acha que Manaus é uma pequena cidade em meio a selva está muito enganado! A capital do Amazonas é um grande centro urbano que cresceu muito rápido, em meio a floresta amazônica.

Além dessa grandiosa floresta, a capital do Amazonas tem muitos outros pontos turísticos a serem explorados. Outro ponto que não podemos deixar passar é a culinária amazonense. Com origens indígenas e rica em peixes, frutos do mar, frutas e farinhas, é considerada a culinária mais exótica do país.

MANAUS AMAZONAS – O QUE FAZER, MELHOR ÉPOCA, QUANDO IR, COMO IR, ONDE SE HOSPEDAR, PASSEIOS

Neste post, vamos esclarecer as suas principais dúvidas em relação a Manaus: Quando ir? Como chegar? O que fazer? E muito mais!

Qual a melhor época para ir a Manaus?

É possível visitar Manaus durante todo o ano e as chuvas, geralmente, fazem parte da experiência. A melhor época para pegar menos chuvas são entre os meses de junho a novembro.

O calor por lá também é constante, com máximas superiores a 30°C.

  • Manaus entre junho e agosto: Esta época é boa para realizar cruzeiros ou ficar em hotéis na selva, pois chove pouco e o nível das águas dos rios ainda está alto.
  • Manaus entre setembro e novembro: Nesta época do ano, Manaus tem poucas chuvas e as águas já desceram de nível, fazendo surgir as praias de rio e as áreas das florestas estão pouco inundadas.
  • Manaus entre dezembro e fevereiro: Nessa época as chuvas são mais constantes, mas as águas dos rios ainda não subiram. É possível aproveitar as praias de rio.
  • Manaus entre março e maio: É nessa época que o nível das águas dos rios começam a subir, ajudado pelas constantes chuvas e pelo degelo dos Andes peruanos que alcançam a Amazônia. Em poucas semanas as praias de rio e a floresta já estarão inundadas.

Sendo assim, Manaus possui 2 períodos bem definidos durante o ano. O período de seca (setembro a fevereiro) quando as águas do rio ficam baixas e formam as praias naturais e o período de cheia (março a agosto) ideal para fazer passeios de barco dentro da floresta e ver a formação dos igapós e igarapés.

Uma dica de ouro é você ficar de olho no seu cartão de vacinação e garantir que tomou a vacina de febre amarela. O indicado é tomar uma dose da vacina 10 dias antes da viagem.

Como chegar em Manaus?

O Aeroporto Internacional de Manaus está localizado a 14km do centro da cidade e recebe voos diários de diversas capitais do Brasil. Chegando no aeroporto, você pode alugar um carro, pegar um taxi, Uber ou transfer.

Onde se hospedar em Manaus?

No centro de Manaus você irá encontrar uma ótima infraestrutura hoteleira. A vantagem de se hospedar na região central é ficar próximo dos pontos turísticos da capital amazonense e de diversos restaurantes e bares mais sofisticados.

Há também os hotéis de selva, que são para aqueles que buscam contato com a floresta amazônica. Grande parte dos turistas dividem a estadia entre o centro e os hotéis de selva, para conhecer um pouco de tudo que a região amazônica tem a oferecer.

O que fazer em Manaus?

Manaus oferece aos seus visitantes inúmeras atrações turísticas. Listamos a seguir os principais passeios a se fazer na capital do Amazonas.

Encontro das águas dos Rios Negro e Solimões

Um dos mais importantes e famosos cartões postais de Manaus é o encontro das águas desses dois rios. Esse fenômeno natural atrai muitos turistas em passeios de barco e acontece por causa da diferença entre a temperatura, densidade e velocidade da correnteza das águas dos dois rios. A partir desse encontro se forma o Rio Amazonas!

Ver os botos

Outro passeio muito procurado é a visitação aos botos! O barco passeia pelo Rio Negro até um ponto menos movimentado, onde é possível avistar os botos. Para mergulhar no rio perto dos botos é necessário seguir algumas regras, como não usar repelentes ou gritar, por exemplo. Procure fazer esse passeio em uma agência responsável.

Praias de rios em Manaus

Se você for visitar Manaus durante a seca, visite as praias de Ponta Negra, Tupé ou Lua. A mais famosa e movimentada é a praia de Ponta Negra. Há vários quiosques, restaurantes, mirantes e área para esportes.

As praias de Tupe e Lua estão localizadas na outra margem do rio e podem ser visitadas através de passeios de barco.

Centro Histórico de Manaus

O Centro Histórico de Manaus chama a atenção pela sua arquitetura e cores vibrantes das construções. Aos domingos de manhã, acontece por lá a feirinha de artesanato e gastronomia. Local ideal para experimentar a culinária manauara e fazer compras.

No Centro Histórico de Manaus você também poderá visitar o Mercado Municipal Adolpho Lisboa e o Teatro Amazonas.

Musa – Museu da Amazônia

Este é um museu a céu aberto e possui mais de 100 hectares de reserva florestal. No local, você pode fazer passeios guiados e conhecer um pouco sobre a fauna e flora da floresta.

O local possui diversas trilhas e uma famosa torre de 42 metros de altura, onde é possível comtemplar a Manaus inteira e um pedaço da Floresta Amazônica.

Em Manaus ainda é possível fazer passeios de barco pela floresta inundada e visitar tribos indígenas.

Tiramos todas as suas dúvidas em relação a Manaus? Então não deixe de acompanhar nosso blog e fique por dentro das melhores dicas de viagem com a gente. E estamos no Youtube! Se inscreva em nosso canal clicando aqui.