Ilhéus é conhecida nacionalmente como a terra de Jorge Amado, a cidade litorânea da Bahia tem uma beleza peculiar, com suas belas praias paradisíacas e uma riquíssima história que pode ser conhecida nos museus e galerias no Centro Histórico da cidade.
Além das charmosas praias, por lá você encontra várias fazendas de cacau. Não é atoa que a cidade é conhecida também como a terra do cacau. Vai para Ilhéus e não sabe o que fazer por lá? Não se preocupe! Neste post vamos esclarecer as principais dúvidas dos viajantes sobre a encantadora cidade de Ilhéus, na Bahia. Vamos lá?
Tabela de Conteúdo
Qual a melhor época para viajar para Ilhéus?
As temperaturas em Ilhéus são altas durante todo o ano e é possível aproveitar as praias de águas quentes da região durante todo o ano. Os meses que mais chovem são abril, maio, junho e julho e os meses que menos chovem são agosto, setembro e outubro.
A melhor época para visitar Ilhéus é durante a alta temporada. Por mais que a cidade nessa época fique cheia, você vai encontrar mais opções de hospedagem, além de ter mais restaurantes e atrações para curtir além das praias.
Já se você busca sossego e praias desertas, visite a cidade nos meses do inverno.
Onde ficar em Ilhéus?
Em Ilhéus, você vai encontrar diversos tipos de acomodações: pousadas, hotéis, aluguéis de temporada e resorts. Depois de escolher qual tipo de hospedagem mais lhe agrada é hora de decidir onde ficar:
Litoral Norte
No litoral norte, as praias são mais desertas e calmas. Para quem busca sossego é o lugar ideal. Mas, como não é uma área muito frequentada, há pouca infraestrutura e não oferece aos turistas muitas opções de restaurantes e quiosques de praia.
Centro Histórico
Não há muitas opções de hospedagem no centro histórico de Ilhéus. Mas, para quem gosta de história, o lugar é ideal! Por lá você pode ficar pertinho do bar e restaurante Vesúvio, das obras de Jorge Amado. Também tem o Bataclan, que agora é um museu e restaurante. Mas, as praias da região do centro histórico não são próprias para banho. Se hospedar no centro histórico você ficará perto da agitação dos bares, restaurantes e comércio local.
Litoral Sul
Essa é a região de Ilhéus com mais opções de hotéis e pousadas. É nessa região que ficam os resorts e hotéis mais bem estruturados e os condomínios de casas para aluguel de temporada. As praias da região sul são as melhores e que oferecem mais estrutura aos turistas.
Uma boa opção para se hospedar é na região da praia dos Milionários. Essa praia tem bastante movimento e uma excelente estrutura. As praias do litoral sul também ficam próximas ao aeroporto e não muito longe do centro histórico. Hospedando nessa região, você também estará mais perto dos melhores bares e restaurantes do centro histórico.
O que fazer em Ilhéus?
Além de conhecer o Centro Histórico e as praias do litoral norte e sul de Ilhéus, que são os principais atrativos da cidade, existem outros passeios incríveis que você pode fazer pela Costa do Cacau.
Passeio em fazendas de cacau
Ilhéus é a terra do cacau. Ao visitar a cidade você não pode deixar de conhecer as fazendas de cacau da região. Durante o passeio você conhece os ciclos de plantação do fruto até a sua colheita e os processos feitos até que ele se torne um chocolate. É muito interessante!
A fazenda mais famosa é a Yrerê. Ela fica a 30 minutos do centro histórico e foi cenário de gravações da novela Renascer. Na fazenda Yrerê você pode fazer trilhas ecológicas, andar de charrete ou cavalo e visitar o pequeno museu com relíquias centenárias do local. Você também pode comprar chocolates fabricados no local.
Conheça Itacaré
Itacaré fica a pouco mais de 70km de Ilhéus e por lá você vai encontrar praias paradisíacas rodeadas pela Mata Atlântica. E não é só praia que tem em Itacaré! Por lá você pode conhecer também muitas cachoeiras, praticar surf e arvorismo. Clique aqui e conheça mais sobre Itacaré.
Gostou das nossas dicas de Ilhéus? Então não deixe de acompanhar nosso blog e fique por dentro das melhores dicas de viagem com a gente. E estamos no Youtube! Se inscreva em nosso canal clicando aqui.