Como Tirar Passaporte – Passo a Passo

O primeiro passo para realizar uma viagem internacional fora da América do Sul é tirar o passaporte. É muito simples obter o documento e neste post iremos tirar todas as dúvidas e te explicar como funciona a solicitação do passaporte. Vamos lá!

O documento é emitido pela Polícia Federal e você terá de ir 2 vezes a um de seus postos. A primeira ida a Polícia Federal é para tirar tirar as suas digitais e a foto oficial. A segunda é para pegar o passaporte pronto. Confira abaixo o passo a passo para fazer o seu passaporte:

Passo 1 – Reunir documentos

  • Documento de Identidade: Pode ser a sua Carteira de Indentidade (RG), Carteira de Habilitação ou Carteira de Trabalho. Caso já tenha emitido passaporte, o passaporte anterior também vale. E caso tenho mudado o nome, leve também a certidão de casamento.
  • CPF: Geralmente o número de CPF já consta nos documentos acima (RG, Carteira de Habilitação e Carteira de Trabalho).
  • Certidão de casamento: para quem alterou o nome
  • Certificado de Naturalização: para os naturalizados

Caso você já tenha emitido passaporte anteriormente, é necessário levá-lo caso ainda esteja válido. Se você não levá-lo, será cobrado uma taxa em dobro.

Não é mais necessário apresentar título de eleitor, comprovantes de votação e serviço militar, no caso dos homens. Essas informações são checadas no momento da emissão do passaporte. Mas, certifique-se que você esteja regularizado no TSE e Exército.

Passo 2 – Preencher o formulário de solicitação do site da Polícia Federal

O formulário é bastante simples de ser preenchido. Você pode acessar o link para preencher os dados aqui. São 4 telas para preenchimento:

  • Dados Pessoais: Nome, filiação, data de nascimento, raça, estado civil, nacionalidade, local de nascimento e nomes anteriores (caso tenha casado e tenha mudado o nome).
  • Documentos: Documento de Identidade, CPF, Certidão, Título de Eleitor, Situação Militar (para homens) e Passaporte Anterior (caso tenha)
  • Dados Complementares: Profissão, email e autorização de viagem para menor.

Após o preenchimento e confirmação dos dados, será gerado um boleto da GRU (Guia de Recolhimento da União) para pagamento.

Passo 3 – Pagar a taxa de emissão do passaporte

Após preenchido o formulário, clique para gerar a Guia de Recolhimento da União. A taxa é de R$257,25 e pode ser pago nas redes bancárias ou pelo Bankline. Após a aprovação do pagamento, que acontece geralmente 1 dia após o pagamento, você pode agendar o atendimento na Polícia Federal pelo site.

Passo 4 – Agendar a data de atendimento na Polícia Federal

Após a aprovação do pagamento do boleto pago, acesso novamente o site da Polícia Federal no Link de “Agendamento de Atendimento“.

Após informar o CPF, número do protocolo e data de nascimento, o sistema irá indicar as cidades e postos de atendimento disponíveis assim como os dias e horários livres.

Passo 5 – Compareça ao Posto da Polícia Federal

Compareça, na data e horários agendados, no posto da Polícia Federal, com todos os documentos originais solicitados. É bom levar também o comprovante de pagamento da guia, caso aconteça alguma divergência. E a Polícia recomenda que os usuários cheguem com 15 minutos de antecedência aos postos.

O atendimento é feito rapidamente. A foto do passaporte é tirada na hora e também será recolhidas as impressões digitais. A agente também irá conferir os documentos originais com os dados informados. Feito tudo isso é só aguardar o passaporte ficar pronto.

Passo 6 – Retire o seu passaporte

Será entregue um protocolo com a data da entrega do passaporte. Geralmente, fica pronto dentro de 6 dias úteis. Quando ficar pronto, compareça ao posto da Polícia Federal que você realizou o agendamento e retire o seu passaporte. Menores de idade deverão ir acompanhados pelos responsáveis. Se o passaporte não for retirado em 90 dias, será cancelado. A validade do passaporte é de 10 anos e você pode retirar um novo antes de vencer.

Para mais informações ou dúvidas acesse o site da Polícia Federal.

Gostou do nosso post de como tirar o passaporte? Esclareceu as suas dúvidas? Então não deixe de comentar e compartilhar esse post! Fique por dentro das melhores dicas de viagem e promoções de passagens aéreas com o Desconto Passagens Aéreas!