Como não ser BARRADO na IMIGRAÇÃO – TOP 7 DICAS

Você sabia que, milhares de brasileiros, são barrados na imigração todos os anos, principalmente ao tentar entrar nos Estados Unidos e países da Europa. Mesmo que você esteja viajando com visto válido ou a turismo, é um risco real ser barrado ao tentar entrar em algum país.

Além do visto, é necessário cumprir outras exigências legais para entrar em outros países. Este post é para você, que vai fazer uma viagem internacional e que não quer ter problemas ao passar pela imigração de algum país que esteja visitando.

Abaixo listamos os principais erros dos turistas ao viajar para o exterior e que você nunca deve fazer, caso não queira ser barrado na imigração. Vamos lá!

Não ter a passagem de volta comprada

Todos os países estabelecem um período máximo que você pode ficar no país e a motivação da viagem. Uma das maneiras de controlar quanto tempo um turista vai ficar no país é exigindo o comprovante da passagem aérea de volta ao país de origem.

Algumas companhias aéreas exigem o comprovante no momento do check-in no Brasil e é exigida também pelo agente de imigração.

Dica: tenha a passagem de volta impressa em mãos, junto com seu passaporte. Jamais coloque esse comprovante na mala despachada ou apenas de modo virtual, como no celular.

Não comprovar que tem dinheiro para viajar

Os agentes de imigração podem perguntar sobre a sua situação financeira para garantir que você tem condições de bancar a viagem. É bastante comum eles perguntarem quanto de dinheiro que estão levando.

Mas, atenção: o valor que você estiver carregando deve ser compatível com o período da viagem. Uma quantia razoável para se levar a uma viagem a Europa, por exemplo, é 60 euros ou dólares por dia. Se você estiver carregando mais de 10 mil euros ou dólares, é obrigatório declarar o valor para as autoridades da imigração.

Dica: você pode usar o limite do seu cartão de crédito para comprovar que tem dinheiro para bancar a viagem. Nestes casos, o agente pode pedir para ver se você tem limite ou saldo disponível no cartão de crédito. Nesses casos, vale a pena levar a fatura impressa com data mais atual.

Não comprovar que tem hospedagem reservada

É necessário que você comprove aos agentes de imigração que você tem reserva de hospedagem. Dessa forma, leve impresso o comprovante da reserva de sua hospedagem com a informação de pagamento aprovado.

Caso se hospede em casas de amigo ou familiares, você deve conferir as exigências de cada país em relação a este tipo de estadia. Alguns países pedem uma carta-convite dos anfitriões e um formulário preenchido a mão. Importante: A pessoa que irá te hospedar deve ser um residente legal no país.

Não saber explicar o motivo da viagem

Qual o motivo da sua viagem? Esta é uma das primeiras perguntas que os agentes de imigração irão fazer e tenha atenção no que irá responder.

Se a viagem for por motivos de turismo, os agentes podem perguntar porque você escolheu determinada cidade e quais atrações pretende visitar. As respostas podem ser genéricas , citando dois ou três pontos mais famosos, desde que sejam verdadeiras. Caso esteja indo a algum evento ou show, eles podem perguntar a data e pedir os ingressos.

Caso esteja viajando a trabalho, para estudar ou participar de congressos, leve uma carta-convite da empresa ou instituição organizadora, o comprovante de inscrição e demais documentos que comprovem a sua participação. O importante é ter tudo em mãos e impresso!

Não ter seguro-viagem

Seguro viagem é obrigatório em mais de 30 países e, um item imprescindível, para realizar viagens ao exterior. Comprovar que você tem Seguro Viagem é mais uma dica para não ser barrado na imigração. Os países da União Européia, por exemplo, exigem que você tenha um seguro viagem de, no mínimo, 30 mil euros para entrar em países do bloco.

Mesmo que o país não exija seguro viagem, é sempre bom contratar um para viajar ao exterior. Isso porque, sem um seguro viagem, você estará sujeito a arcar com eventuais despesas médicas e hospitares, que custam uma fortuna.

Não ter comprovação de vacina

Países como África do Sul, Austrália, China, Costa Rica, Egito, México, Maldivas, Tailândia exigem comprovante de vacinação contra a febre amarela. Outros países também podem exigir comprovante de vacinação específicos. É bom ficar atento ao que é exigido, em termos de vacinação, no país que você pretende visitar.

Com a pandemia recente de Covid-19, podem ter países que exigem o comprovante de vacina contra o coronavirus. Fique atento!

Portar itens ilegais ou proibidos na bagagem

Além de drogas e armas, que são proibidos em qualquer parte do mundo, há também outras coisas que podem ser proibidas em determinados países.

Alguns países proibem itens que, para nós brasileiros, parecem inofensivos. É o caso de bebidas alcóolicas, símbolos religiosos, pornografia, entre outros.

Portanto, fique atento e pesquise as regras do país que você pretende visitar. As vezes, um simples crucifixo, pode fazer você ser barrado na imigração.

DICAS EXTRAS para não ser barrado na imigração

  • Não se desespere, caso não fale bem o idioma do país. Os agentes estão acostumados com isso e, ás vezes, contam com apoio de tradutores.
  • Apenas familiares diretos e casados passam juntos pela imigração. Portanto, namorados, amigos e conhecidos passam separados neste momento. Tenham sempre os documentos individuais separados.
  • A maioria dos países não permite o uso do celular no momento de passar pela imigração. Respeite esta regra e tenha em mente que você está sendo observado. Tenha todos os documentos organizados e impressos em local de fácil acesso.
  • De modo geral, passar pela imigração é um processo rápido e tranquilo. Mantendo a calma, você passará tranquilamente pelos agentes. Não tem o porque se desesperar.

O que acontece se eu for barrado?

Caso você não passe no processo de imigração, por suspeita dos agentes, por exemplo, eles irão de levar a uma sala específica. Serão feitas uma série de perguntas e irão revistar a sua bagagem. Pode ser que leve algumas horas, portanto, não se exalte e mantenha a calma.

Na maioria das vezes, as pessoas saem da salinha e são liberados sem nenhum problema. O importante é manter a calma e responder a todas as perguntas, mesmo que sejam repetidas.

Os passageiros que não são liberados de entrar no país, são alocados em uma área específica, até que seja providenciado um voo de retorno ao país de origem.

Gostou do nosso post? Não esqueça de comentar aqui no nosso site e em nosso canal no Youtube Desconto Passagens Aéreas. Sua experiência e opinião é muito importante para nós.

Aqui no Desconto Passagens Aéreas você fica por dentro das melhores ofertas de passagens aéreas, pacotes de viagem, cruzeiros e muito mais! Por aqui você também recebe as principais notícias e dicas de viagem. Acompanhe diariamente nosso blog e fique informado em primeira mão!

Deixe um comentário