Comida Mineira! O que você não pode deixar de comer em Minas Gerais

AS comidas típicas mineiras são um das mais apreciadas do Brasil. Ao visitar Minas Gerais, quais pratos você não pode deixar de experimentar no roteiro de sua viagem? Conhecer e apreciar a culinária mineira é também uma excelente forma de conhecer os costumes e a história de Minas Gerais.

Além dos clássicos pão de queijo, doce de leite, goiabada ou tutu de feijão, há diversos outros pratos típicos não tão conhecidos e que são espetaculares.

COMIDA MINEIRA – O QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE EXPERIMENTAR EM MINAS GERAIS!

Neste post, vamos te mostrar as principais delícias mineiras que você deve saborear na sua visita a Minas Gerais. Vamos lá!

Frango com Quiabo

Este, sem dúvida, é o prato mais clássico da culinária mineira e está presente no dia-a-dia dos mineiros. Este prato é facilmente encontrado em restaurantes espalhados por Minas Gerais. O acompanhamento do frango com quiabo geralmente é arroz, angu e farinha de mandioca.

Outro fator que deixa esse prato tão irresistível é que o frango usado no preparo é o caipira. E é isso que difere os pratos mineiros: o frango caipira é muito mais suculento e saboroso.

Para quem não é muito fã de quiabo, a dica é experimentar o frango ao molho pardo, que é uma receita prima do frango com quiabo. Para acompanhar, nada melhor que um boa cachaça mineira.

Tutu a Mineira

O Tutu de feijão mineiro é outra iguaria para você comer rezando. Esse prato é basicamente a união da farinha de mandioca com o caldo do feijão. O que dá o sabor especial são os ingredientes como o bacon, a cebola, o alho e muita banha de porco.

O tutu harmoniza muito bem com arroz e couve. Para acompanhar, não pode faltar um torresmo a pururuca.

Feijão Tropeiro

O feijão tropeiro é outro prato típico da culinária mineira. A origem do prato vem desde o período colonial, quando os tropeiros transportavam as mercadorias em cavalos e lombos de burros. Durante suas viagens, os tropeiros tinham que se virar com os alimentos disponíveis. Dessa forma, preparavam pratos que tinham como base feijão, farinha de mandioca, torresmo e temperos; daí a origem do feijão tropeiro.

Com os anos, os mineiros agregaram a receita com outros ingredientes como alho, cebola, ovos, linguiça e bacon. Para acompanhar, nada melhor que arroz, couve e carne de porco.

Bambá de Couve

O Bambá de couve é pouco conhecido, mas em Minas Gerais é sucesso nas noites frias. Esse prato é um caldo grosso feito com fubá, costelinha e couve. É um prato simples e muito fácil de preparar e outros ingredientes foram acrescentados ao prato para uma incrementada no sabor, como linguiça, ovo, cheiro verde.

Pão de Queijo

Este, provavelmente é a iguaria culinária mais famosa de Minas Gerais. O pão de queijo nunca falta na mesa dos mineiros e ao visitar o estado não deixe de apreciá-lo nos cafés da manhã e da tarde. Pelos interiores de Minas Gerais você também vai encontrar o pão de queijo com linguiça feito com linguiça artesanal, uma delícia! Esse famoso pãozinho é feito de queijo minas, ovos caipira, leite, polvilho e óleo.

Doce de Leite

Com certeza você já deve ter experimentado um doce de leite, mas nada se compara aos doces de leite artesanais feitos em Minas Gerais. Em sua passagem pelo estado, não deixe de experimentar esse famoso doce, que é encontrado puro ou com coco e geléias. Uma delícia!

A culinária mineira é muito rica e esses são apenas alguns dos pratos típicos mais famosos dos mineiros. Ao visitar Minas Gerais não deixe de ir a muitos restaurantes de comida mineira e conheça o máximo possível de pratos e sobremesas dessa terra.

Gostou das nossas dicas?

Aqui no Desconto Passagens Aéreas você fica por dentro das melhores ofertas de passagens aéreas, pacotes de viagem, cruzeiros e muito mais! Por aqui você também recebe as principais notícias e dicas de viagem. Acompanhe diariamente nosso blog e fique informado em primeira mão!

E estamos no YouTube! Se inscreva em nosso canal e fique por dentro das melhores novidades, dicas de viagem e promoções em tempo real! A todos uma ótima semana!

Deixe um comentário