A Anvisa acaba de anunciar que alguns tipos de máscaras de proteção facial não serão mais permitidas em voos e aeroportos do Brasil. A nova medida passa a valer no próximo dia 25 de março. A LATAM já vinha implementando essa nova política. A partir do dia 25, todos os passageiros devem seguir as novas normas e utilizar somente as máscaras recomendadas pela Anvisa.
Tabela de Conteúdo
Máscaras proibidas nos aeroportos e em voos nacionais
As máscaras de proteção proibidas são:
- Máscara com válvulas: máscaras com válvula de plástico na lateral da máscara tipo industrial. Exemplo: modelos FFP2, FFP3 e N95.
- Protetores bucais de lâmina de plástico: protetores transparentes que nunca foram classificados como eficientes pelas autoridades de saúde.
- Bandanas e outros tipos de pano: máscaras de lã, crochê ou renda. Serão aceitos apenas máscaras de tecido sem furos, com costura mais junta e sem espaços entre a máscara e a pele.
As novas regras quanto ao uso de máscaras segue o que vem sendo adotado por outras companhias aéreas mundiais, como a Lufthansa, que estão aceitando apenas máscaras eficientes capazes de conter o vírus.
Máscaras permitidas nos aeroportos e em voos nacionais
Serão aceitas somente os seguintes tipos de máscaras nos aeroportos e em voos nacionais:
- Máscaras cirúrgicas
- FFP2 (KN95) sem válvulas
- FFP3 (N95) sem válvulas
- Máscaras de pano sem válvulas
As máscaras N95 e PFF3 sem válvulas continuam permitidas, assim como as máscaras de tecido. As máscaras de tecido devem ser de algodão ou tricoline, possuir camada dupla de proteção e deve ser bem ajustada ao rosto.
Quem não é obrigado a usar máscara de proteção?
Pessoas com transtorno de espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiência sensorial ou com qualquer outro tipo de deficiência que impeça de fazer o uso correto de proteção não serão obrigados a utilizar a máscara. Crianças com menos de 3 anos de idade também não são obrigadas a fazer o uso de máscara de proteção.
Medidas sanitárias adotadas pelas companhias aéreas GOL, LATAM e AZUL
As companhias aéreas do Brasil estão adotando vários protocolos sanitários requisitados pela Anac e Anvisa. Confira abaixo as principais ações tomadas pelas companhias aéreas que visam garantir a segurança dos passageiros e tripulantes em tempos de pandemia:
Limpeza dos aviões: A cada voo, as aeronaves são limpas. É aplicado um desinfetante em diversos locais da aeronave, como cintos de segurança, mesas, apoio de braço, persianas e bagageiros.
Tripulantes com máscaras e luvas: Todos os tripulantes devem utilizar máscara de proteção e luvas. Os passageiros são obrigados a utilizar a máscara de proteção durante todo o voo.
Álcool em gel e lenços desinfetantes: As companhias aéreas devem fornecer, a todo momento, álcool em gel e lenços desinfetantes para os passageiros e tripulantes.
Aferição da temperatura dos passageiros e tripulantes: É feita a medicão da temperatura dos passageiros e da tripulação.
Check-in: É aconselhável realizar o check-in online, para evitar aglomerações desnecessárias. Caso tenha bagagem para despachar é recomendado utilizar os totens e depois se dirigir ao balcão.
Desembarque: Os passageiros devem evitar aglomerações no corredor do avião. Os passageiros devem aguardar até que os passageiros das fileiras a sua frente tenham desembarcado para levantar e sair da aeronave.
Serviço de bordo: Algumas companhias aéreas suspenderam o serviço de bordo, como a GOL. A LATAM reduziu o seu serviço de bordo.
Aqui no Desconto Passagens Aéreas você fica por dentro das melhores ofertas de passagens aéreas, pacotes de viagem, cruzeiros e muito mais! Por aqui você também recebe as principais notícias e dicas de viagem. Acompanhe diariamente nosso blog e fique informado em primeira mão!
E estamos no YouTube! Se inscreva em nosso canal e fique por dentro das melhores novidades, dicas de viagem e promoções em tempo real!