Alugar pelo Airbnb é confiável? As 12 principais dicas para alugar no Airbnb

Viajar é um dos maiores prazeres da vida. Mas antes de viajar, precisamos escolher bem onde iremos nos hospedar. E para conseguir fugir dos preços altos dos hotéis, muitas pessoas optam por alugar espaços no Airbnb. Neste post, iremos explicar o funcionamento do Airbnb e te passar as melhores dicas para alugar com a plataforma.

O que é Airbnb?

O Airbnb é uma empresa americana digital de aluguel de férias. A plataforma está presente em 190 países. Nele, turistas podem alugar apartamentos, casas, quartos e espaços diretamente com os donos dos imóveis. A plataforma conta com rígidas regras de funcionamento e um ótimo serviço de atendimento ao consumidor

Reservar pelo Airbnb é confiável? Vale a pena?

Sim! O Airbnb é confiável! Antes de alugar a acomodação você pode olhar as avaliações dos próprios hóspedes que já ficaram na acomodação. E outra garantia de que o serviço é confiável é que os perfis dos anfitriões passar por um rigoroso processo de verificação. Outro fato que gera confiança é que o pagamento é gerenciado pelo próprio Airbnb e realizado diretamente na plataforma deles.

Quais são as vantagens de alugar no Airbnb?

A principal vantagem de alugar com o Airbnb é a economia. Isso porque nas cidades turísticas, tanto brasileiras quanto do mundo, é muito difícil conseguir acomodações em hotéis ou pousadas por preços baixos. Ao alugar um apartamento, por exemplo, você vai economizar também nas refeições, já que você pode comprar os ingredientes do mercado e cozinhar na sua própria cozinha. Se você está em busca de hospedagem baratas o Airbnb é ideal. 

O espaço também é um diferencial quando alugamos apartamentos ou casas. Isso porque as acomodações podem contar com sala, varanda, cozinha e jardim por exemplo. Diferente de hotéis, que geralmente são um cômodo e muitas vezes apertado.

Dicas para alugar no airbnb

Confira abaixo as 12 principais dicas para alugar no Airbnb:

  1. Consulte as avaliações feitas pelos outros hóspedes e procure acomodações que tenham pelo menos 10 avaliações convincentes. Apenas as pessoas que se hospedaram no imóvel podem fazer avaliações, portanto, não existe fraude. Se a acomodação tem repetidas avaliações negativas, como os hóspedes reclamarem da limpeza do local, é melhor pular para a próxima acomodação.
  2. Verifique qual é a taxa de resposta do proprietário. Quanto mais alto for a rapidez da taxa de resposta, melhor.
  3. Observe bem as fotos da acomodação. O Airbnb disponibiliza fotógrafos profissionais para tirar as fotos das acomodações. Essas fotos tem a legendas “foto verificada”. Priorize acomodações com fotos oficiais.
  4. Fique alerta se existem taxas de limpeza cobrada por alguns proprietários ou qual é a comissão do Airbnb.
  5. Desconfie quando o proprietário quiser fechar a estadia por fora. Se você realizar o pagamento fora do Airbnb perderá as garantias de segurança e assistência da plataforma.
  6. Leia com atenção o anúncio de hospedagem. Verifique tudo o que está incluso na estadia e o que não está incluso. Preste atenção nas regras da acomodação, pois se não for obedecidas as regras, o hóspede pode ser punido pela plataforma.
  7. Pesquise sobre onde a acomodação está localizada. Você pode pesquisar no próprio Google Maps. Verifique se a hospedagem está bem localizada, perto de comércios, pontos turísticos, se tem opções de transporte público, vaga de estacionamento para os que vão alugar carro, entre outros. Use o Street View e faça um passeio virtual pela vizinhança.
  8. Só reserve a hospedagem depois que entrar em contato com o proprietário, ter tirado todas as dúvidas e confirmado se o anfitrião irá aceitá-lo como hóspede.
  9. Antes de fechar o negócio, observe quais as regras de cancelamento da hospedagem. Verifique também quais as regras de saída antecipada, se permite o reembolso das diárias não usadas.
  10. No dia do check-in tenha anotado o contato (endereço e telefone) da pessoa que irá lhe entregar as chaves
  11. Saiba que o proprietário pode cancelar a sua reserva de última hora. Caso isso aconteça, o Airbnb pode transferir o seu pagamento para uma nova reserva ou reembolsar o dinheiro.
  12. Caso a acomodação não corresponda ao anunciado ou se sentiu enganado de alguma forma, você deve resolver o problema, com o Airbnb, em até 24 horas após o check-in. 

Gostou do nosso post? Então não deixe de acompanhar o Desconto Passagens Aéreas e fique por dentro das melhores promoções de passagens aéreas do dia e incríveis dicas de viagem. Também não deixe de nos seguir em nossas redes sociais.