Alter do Chão é um pequeno vilarejo que fica no oeste do Pará. O que mais chama a atenção no lugar são suas magníficas praias, no entanto, não estamos falando de praias a beira do oceano e sim praias a beira de grandiosos rios de água doce.
Alter do Chão já foi destaque em jornais ingleses e franceses pelas inúmeras ilhas e extensas faixas de areia branca banhadas pelas águas cristalinas e esverdeadas do Rio Tapajós. Tudo isso cercado pelo intenso verde das matas amazônicas.
O destino ganhou destaque nos últimos anos e tem atraído turistas do Brasil inteiro. Neste post vamos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre esse destino deslumbrante no seio da floresta amazônica. Vamos la!
Tabela de Conteúdo
Como Chegar?
Alter do Chão fica a 38km da cidade de Santarém. A cidade de Santarém recebe voos diretos de Brasília, Belém e Manaus. Para chegar a Alter do Chão você pode pegar um taxi a partir do aeroporto e também tem disponível ônibus que saem de hora em hora de alguns pontos da cidade. A opção mais cara é alugar um carro no aeroporto.
Quando ir?
A data que você escolher viajar para Alter do Chão fará toda a diferença no seu passeio. O vilarejo tem cenários distintos dependendo da época que você estará lá. O melhor período para curtir as praias são durante a estiagem, que vai de agosto a dezembro.
De fevereiro a julho são as épocas das chuvas e as praias desaparecem com as cheias do rio. Entretanto o cenário é belissímo e você pode fazer passeios de barco em meio a floresta. Segundo os moradores, esta é a melhor época para conhecer Alter do Chão.
O que fazer?
A alegria dos turistas que visitam Alter do Chão são as praias. A mais famosa é a Ilha do Amor que tem acesso por canoa. Na maré baixa é possível ir caminhando – são cerca de 10km. Pintobal, no município de Belterra, é bem parecido com a Ilha do Amor e possui muitos bares. Na Ponta do Cururu é possível avistar os botos sobre as águas e é um excelente local para admirar o pôr do sol.
O Lago Verde é formado apenas no período da seca e fica pertinho da Ilha do Amor. Lá você pode mergulhar os igarapés e caminhar ao lado de macacos e cutias.
Você também pode passear pela floresta amazônica. Faça o passeio pela Floresta Nacional do Tapajós. Os barcos descem o Rio Tapajós com paradas em praias e comunidades ribeirinhas. Este passeio tem duração de 1 a 5 dias de viagem e você vai conhecer tudo sobre as comunidades e a floresta. Outro passeio que segue a mesma linha é o para a Reserva Extrativista Tapajós.
Onde ficar?
Em Alter do Chão existem poucas opções de hospedagem. Se você for viajar durante a alta temporada (julho a janeiro) é necessário reservar a hospedagem com antecedência, já que a vila recebe grande quantidades de turistas.
A vila é bem pequena e dificilmente você ficará mal localizado. Se está em busca de agito a noite, escolha se hospedar perto da Igreja Nossa Senhora da Saúde, onde está a maior concentração de bares e é o ponto de partida dos barcos e lanchas de passeio. Já se você busca tranquilidade, busque hospedagens mais afastadas do centro, em meio a mata ou a beira do rio. Nesse caso, talvez é necessário um veículo para se locomover no vilarejo.
Gostou das nossas dicas de Alter do Chão? Vale muito a pena conhecer esse pedacinho da floresta amazônica. Todos os dias trazemos para você as melhores dicas de viagens e promoções de passagens aéreas, Fique ligado e acompanhe diariamente nosso blog e canal do YouTube!