Brasília – O que fazer em 2021?

Se você pensa que quem viaja para Brasília só vai a cidade a negócios ou por questôes políticas, está muito enganado! A capital do país é um destino muito interessante para se conhecer. A cidade é uma verdadeira obra de arte, pensada e desenhadas por nomes como Oscar Niemeyer, Lucio Costa, Athos Bulcão e Burle Marx.

Estes gênios da arquitetura e paisagismo que projetaram a cidade e você vai encontrar vários monumentos, museus, parques e praças para curtir e apreciar em Brasília.

Brasília é um ótimo destino para viajar de última hora, pois é bem comum encontrar passagens aéreas baratas para a cidade e é um passeio ideal para fazer em um final de semana. Venha com a gente descobrir os principais pontos turísticos e passeios para fazer em Brasília.

Catedral Metropolitana de Brasília

Conhecida como a Catedral de Brasília é uma das obras mais famosas de Oscar Niemeyer em Brasília. O edifício é considerado uma obra de arte tanto dentro, quanto por fora. A igreja fica ao lado da Esplanada dos Ministérios.

Os seus 16 arcos de concreto mais parece uma nave espacial prestes a levantar voo. Na entrada da catedral há 4 esculturas de bronze, representando os evangelistas Lucas, Mateus, Marcos e João. No interior da catedral você vai encontrar diversas obras de arte, como os painéis da via sacra de Di Cavancanti. Uma das características da igreja que os turistas mais gostam são os vitrais coloridos, que mudam de cor ao longo do dia, dependendo da incidência de luz solar.

Praça dos 3 Poderes

Nesta praça, com enorme espaço aberto, é possível avistar os prédios que sediam os 3 poderes:

  • Poder Executivo: Palácio do Planalto
  • Poder Legislativo: Congresso Nacional
  • Poder Judiciário: Supremo Tribunal Federal

O local foi planejando para que o povo tivesse um espaço para manifestações, sendo assim o espaço é totalmente aberto e sem árvores. É na Praça dos 3 Poderes que fica a obra de arte Os Dois Candangos, que representa os trabalhadores que construíram a capital. Na praça também fica a maior bandeira hasteada do mundo. A nossa bandeira nacional tem 280 metros quadrados de tamanho, elevada em um mastro de 100 metros de altura.

Congresso Nacional

O prédio do Congresso Nacional é bem famoso e com certeza você já viu a imagem dele, com suas duas torres e as cúpulas que mais parecem dois pratos. O espaço foi projetado também por Oscar Niemeyer e no interior há obras de artistas como Alfredo Ceschiatti, Athos Bulcão, Di Cavalcante, Marianne Peretti, Fayga Ostrower, Carybé e Maria Bonomi.

O Congresso Nacional fica aberto a visitação. O acesso é gratuito e o tour dura em média 60 minutos. No momento atual as visitas estão suspensas. Para verificar se na data da sua viagem está liberado a visitação é só entrar no site do Congresso Nacional.

Palácio do Planalto

O Palácio do Planalto é onde fica o escritório presidencial e foi projetado por Oscar Niemeyer. Aos domingos é possível visitar as instalações, entre elas o gabinete presidencial. No momento atual as visitas estão suspensas. Para verificar se na data da sua viagem está liberado a visitação é só entrar no site do Palácio do Planalto.

Palácio da Alvorada

Mais uma obra de Oscar Niemeyer, o Palácio da Alvorada é a residência do Presidente da República em exercício e fica as margens do lago Paranoá. Com um espelho d’água ao redor da residência se tem a impressão que o edifício está flutuando pelas águas. Obras de arte de Ceschiatti, Volpi, Tarsila do Amaral, Athos Bulcão, entre outro artistas estão por toda a parte.

Para visitar o palácio é necessário agendar previamente e as normas de segurança são bem rígidas e os visitantes passam por revista e detector de metais.

Palácio do Itamaraty

O Palácio do Itamaraty foi projetado por Oscar Niemeyer e conta com lindos jardins com paisagismo de Burle Marx. O local é a sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Memorial JK

O local é um espaço que conta a história de Juscelino Kubitschek. no acervo você vai encontrar fotos da época da construção de Brasília, objetos pessoais do ex-presidente e a reprodução dos cõmodos de Juscelino, como a biblioteca. No segundo andar, se encontra a câmara mortuaria onde estão os restos mortais de Juscelino Kubitschek.

Na torre de entrada, há um estátua de JK, com ele acenando para os visitantes. O espaço foi construído a pedido de Sarah Kubitschek e fica no ponto mais alto da cidade.

Parque Sarah Kubitschek

Em Brasília você vai encontrar alguns parques, e um dos principais da capital é o Parque Sarah Kubitschek, mais conhecido como Parque da Cidade. O local é ideal para praticar esportes, fazer piqueniques ou mesmo aproveitar em meio a natureza. O local também é sede de vários eventos culturais e festivais e conta com excelente infraestrutura (lanchonete, parque de diversões, tendas de massagem, entre outros).

Lago Paranoá

É um famoso cartão postal de Brasília e ao seu redor você vai encontrar diversos restaurantes, clubes, shoppings, casas noturnas, entre outros. Também é possível fazer um passeio de barco pelo local.

Conjunto Cultural da República

O local abriga o museu e a Biblioteca Nacional. Ambos os prédios foram projetados por Oscar Niemeyer e o edifício do Museu tem formato de cúpula branca com uma grande rampa de entrada. O local recebe importantes mostras e exposições de arte.

Gostou das nossas dicas de o que fazer em Brasília? Então não deixe de acompanhar o Desconto Passagens Aéreas e fique por dentro das melhores dicas e ofertas de passagens aéreas.

Deixe um comentário