Recentemente o Ministério do Turismo criou o selo Turismo Responsável, uma iniciativa que busca auxiliar na retomada das atividades do setor de maneira segura, estimulando os empreendimentos turísticos (hotéis, parques temáticos, parques aquáticos, entre outros) a seguirem uma série de protocolos sanitários.
O objetivo da criação do selo é fazer com que as pessoas identifiquem estabelecimentos turisticos que possuem boas práticas sanitárias e que sigam os protocolos de segurança. Para que assim os turistas se sintam seguros para viajar pelo país novamente.
Mas, como saber se o hotel ou parque temático tem o certificado? Neste post vamos te explicar mais sobre o selo Turismo Responsável e tirar as principais dúvidas sobre a iniciativa.
Tabela de Conteúdo
Objetivo do Programa
Segundo o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o objetivo do selo é ” fazer o Brasil se posicionar no cenário doméstico e internacional com um destino seguro e preparado para atender um novo perfil de turistas, ou seja, um viajante mais preocupado com a adoção de medidas sanitárias e de higiene”. Outro objetivo do selo é criar um ambiente mais confiável para o retorno das atividades turísticas.
Quais segmentos turísticos podem solicitar o selo?
- Meios de hospedagem
- Agência de turismo
- Transportadoras turísticas
- Parques temáticos
- Acampamentos
- Organizadoras de eventos
- Guias de turismo
- Locadoras de veículos para turistas
- Casas de espetáculos
- Empreendimentos de apoio ao turismo náutico ou a pesca esportiva
- Parques aquáticos
- Centros de convenções
- Restaurantes, cafeterias e bares
Para conseguir o selo o empreendimento deve estar cadastrado e regularizado no Cadastur. Depois o empreendimento deve realizar a adesão no programa neste site, e confirmar, através de um termo de compromisso, que está adotando todas as medidas sanitárias exigidas do seu segmento turístico.
Quais medidas sanitárias devem ser adotadas?
Cada empreendimento tem as medidas sanitárias específicas a serem adotadas para conseguir o selo.
Meios de hospedagem, por exemplo, devem disponibilizar alcool em gel 70% ou outro produto sanitário em suas entradas, saídas e em todas áreas internas, como restaurantes, sanitários elevadores, etc. Devem ser realizadas também a limpeza e desinfecção completa dos quartos, apartamentos ou suítes antes da entrada do hóspede.
Parques temáticos devem instalar marcação no piso nas filas das atrações para garantir a distância mínima de 1,5 metro entre as pessoas. Campings só podem trabalhar com capacidade máxima de 50% do espaço disponível para instalação dos acampamentos.
Há dezenas de outros procedimentos a serem adotados pelos estabelecimentos de turismo que visam garantir o selo. Para ver a lista completa das exigências clique aqui.
Quais estabelecimentos tem o selo de Turismo Responsável?
Mais de 20 mil selos já foram emitidos para estabelecimentos turísticos no Brasil. Para consultar quais estabelecimentos tem o certificado acesse aqui. Você pode pesquisar por Estado, cidade ou tipo de atividade.
As empresas certificadas também estão exibindo os selos nas suas fachadas e recepções. No site da empresa também é possível ver se o empreendimento possui o selo.
Como é a fiscalização?
O Ministério do Turismo informa que não realiza a fiscalização diretamente, mas os próprios usuários podem denunciar o estabelecimento que tem o selo e não está seguindo as normas sanitárias impostas.
Caso os protocolos de segurança não estejam sendo compridos, o turista é orientado a denunciar o estabelecimento através do número 136 – Disque Saúde e o selo pode ser revogado.
Gostou das novas medidas de segurança e higiene para o turismo brasileiro? Então comente abaixo suas opiniões. Todos os dias trazemos para você as melhores ofertas de passagens aéreas e pacotes de viagens do dia. Aqui no Desconto Passagens Aéreas você também vai encontrar as melhores dicas e tirar suas dúvidas em relação a compra de passagens aéreas. Então não deixe de acompanhar o nosso blog e fique por dentro das melhores novidades.