Quando viajamos para o Nordeste a primeira coisa que se espera do litoral nordestino é as praias, sol e calor da região. Mas, não podemos esquecer que a região é um dos maiores polos gastronômicos do Brasil e a culinária nordestina carrega em si fatos marcantes da história e da cultura do povo nordestino.
Os pratos nordestino tem um sabor forte, apimentado e bastante calórico. O nordestino usa em sua culinária bastante vegetais, carnes bovina e caprina e os peixes e frutos do mar. Venha conhecer com a gente os principais pratos nordestinos que você não pode deixar de experimentar quando for ao Nordeste Brasileiro. Vamos lá!
Tabela de Conteúdo
Acarajé Baiano
Este é um dos pratos típicos mais famosos da Bahia. É praticamente impossível ir a Bahia e não saborear um acarajé nos tabuleiros das baianas. As baianas do acarajé se tornaram refêrencia cultural no estado e em 2005 o Instituto do Patrimônio Histórico eternizou as Baianas como bem cultural de natureza imaterial.
Esse delicioso bolinho é feito com uma massa de feijão fradinho e tem o gostinho sensacional do azeite de dendê em que é frito. O bolinho é servido quente e recheado com camarão, caruru, salada, vatapá, vinagrete e, claro, muita pimenta. É de dar água na boca!
Buchada de Bode
A Buchada de Bode pode ser considerada genuinamente paraibana. A buchada de bode é um dos pratos mais experimentados por turistas que vão a Paraíba e foi considerado um patrimônio do Estado. O prato é encontrado em diversos restaurantes pelo estado e faz muito sucesso entre os turistas.
Buchada de bode é um prato típico que tem origem no maranho, da culinária portuguesa. É feito com as entranhas do bode (rins, fígado e vísceras), lavadas, aferventadas, cortadas, temperadas e cozidas em bolsas feitas com o próprio estômago do animal. Por fim, temperados com cebola e bastante coentro, tempero muito utilizado no nordeste. Não deixe de experimentar esse sabor marcante da culinária paraibana!
Bolo de Rolo
O bolo de rolo, uma espécie de rocambole com uma massa extremamente fina de pão-de-ló e recheado tradicionalmente com goiabada derretida. É um doce brasileiro originado de Pernambuco e foi reconhecido em 2007 como patrimônio cultural e imaterial do Estado.
Com o enorme sucesso entre os turistas, o bolo de rolo foi ganhando novos sabores, como o bolo de rolo recheado de doce de leite. Essa sobremesa, por muito tempo, foi considerada um doce da nobreza, mas hoje ganhou a mesa de todos os nordestinos. Se você for a Pernambuco não deixe de levar para casa o seu Bolo de Rolo!
Baião de Dois
Muito forte na culinária do Ceará, o Baião de Dois é um prato típico do sertão nordestino e basicamente é uma mistura do arroz com o feijão. A receita surgiu da necessidade dos mais pobres reaproveitarem toda a comida, sem desperdícios.
O arroz cru é cozido já no caldo de feijão de corda pronto. Depois o prato é incrementado com carne seca, linguiça calabresa, bacon ou torresmo. O cheiro verde e o queijo coalho em cubinhos também dão um toque especial ao prato! Existem diversas variações de preparo e o baião e alguns chefs deram um toque gourmet a receita, adicionando vinho branco no preparo. Experimente essa iguaria na sua próxima viagem ao Nordeste!
Moqueca de Peixe com Pirão
Este é um dos pratos típicos mais comuns do litoral do nordeste e você encontrará na maioria dos quiosques e restaurantes. Este prato basicamente é em um cozido de peixe e outros frutos do mar com diferentes temperos, incluindo em sua receita tradicional o leite de coco e azeite de dendê. A receita é preparada na panela de barro e pode ter algumas diferenças de região para região, devido ao modo de preparo e os ingredientes utilizados.
O pirão é a mistura da farinha de mandioca com o caldo de cozimento dos peixes e frutos do mar. Normalmente os restaurantes servem a moqueca acompanhada com pirão, arroz branco e farofa simples. É uma combinação perfeita e você não pode deixar de pedir a sua moqueca quando for a praia.
Cuscuz
O Cuscuz é um dos pratos típicos mais frequentes na mesa dos nordestinos. O prato é preparado através da mistura da farinha de milho com sal e cozido no vapor. O cuscuz é um prato que pode ser saboreado no café da manhã ou no almoço ou jantar.
Pode ser feito umedecido com leite de coco ou acompanhado de manteiga, que derrete quando está quente. Já como prato principal, o cuscuz substitui o arroz. O preparo consiste em cozinhar o cuscuz no vapor, refogar na manteiga diversos tipos de verduras e por último, misturam tudo. Para deixar mais saboroso, vale a pena acrescentar calabresa, bacon e até ovos cozidos na farofa.
Tapioca
Uma das iguarias mais amadas no nordeste e que hoje já está presente na maioria das mesas dos brasileiros. Surgiu para substituir o pão na época da colonização, a tapioca está presente no café da manhã e lanche da tarde dos nordestinos.
Feita com fécula de mandioca, quando aquecida se transforma em um crepe seco. Pode ser recheada com diversos ingredientes como carne de sol, frango com catupiry, queijo coalho, chocolate, coco, leite condensado e manteiga.
Ficou com água na boca? Então na próxima viagem ao nordeste não deixe de se experimentar essas delícias da culinária nordestina.
E fique ligado no nosso site Desconto Passagens Aéreas! Todos os dias trazemos para você as melhores ofertas de passagens aéreas e pacotes de viagem. E estamos no Youtube! Inscreva no nosso canal Desconto Passagens Aéreas e fique por dentro das melhores novidades.