De acordo com pesquisas recentes, o brasileiro vem buscando, cada vez mais, fazer as suas viagens na companhia de seus bichinhos de estimação. As buscas pelas expressões “hotel pet friendly” teve aumento de 238% e “como levar cachorro no avião” cresceu 170%.
Neste post vamos esclarecer todas as suas dúvidas em relação a como viajar de avião com seu cachorro (ou gato). Existem várias regras e procedimentos a seguir, então fique ligado e saiba todas as informações que você precisa para viajar com seu animal de estimação.
Tabela de Conteúdo
Pode viajar de avião com cachorro?
SIM! É permitido viajar de avião com o seu cachorro. Cada companhia aérea possui suas próprias regras, mas em geral, os procedimentos são os mesmos. Nossa dica é você se informar com as companhias aéreas sobre as políticas de transporte de animais e comprar a passagem aérea na companhia mais agradável para você e seu animalzinho.
Como solicitar o serviço de transporte de animais no avião?
Após comprar a passagem aérea, você deve ligar para a Central de Atendimento da companhia aérea e solicitar o serviço. Quando mais cedo você solicitar o serviço de transporte de animais, melhor! Isso porque, em cada voo tem uma quantidade limitada de animais que pode ser transportados. Na GOL, por exemplo, só podem ser transportados na cabine, 4 animais por voo.
Após feito a reserva do serviço, você deve pagar uma taxa.
Quanto custa uma passagem de avião para cachorro?
Fique ciente que, transportar seu cachorro com você no avião não é muito barato e, muitas vezes, pode sair até mais caro que as suas passagens aéreas. Cada companhia aérea tem seus respectivos valores, mas a ida e volta do seu cãozinho vai ficar, em média, de R$400 a R$500.
Os valores variam de acordo com o tamanho do animal e da disponibilidade no voo.
Qual a documentação necessária para viajar com o cachorro?
Saiba que as companhias aéreas exigem alguns documentos e comprovantes do seu animal de estimação. Para voos nacionais, você deve apresentar, no momento da viagem, os seguintes documentos:
Estes são, geralmente, os documentos exigidos pelas companhias aéreas. Antes de viajar, entre em contato com a companhia aérea e consulte as suas regras para viagem com animais e não seja pego de surpresa.
Quais companhias aéreas aceitam o transporte de animais?
No Brasil, GOL, LATAM e AZUL possuem opções que permitem você viajar com seu animal de estimação. A GOL e LATAM aceitam o transporte de animais de pequeno porte na cabine e de maior porte no porão do avião. Já a AZUL aceitam somente animais de pequeno porte e só é permitido que ele viaje na cabine com o dono.
Em geral, as regras exigidas pelas companhias aéreas são as seguintes:
- Seu pet deve ter pelo menos 4 meses de idade (GOL e AZUL) ou pelo menos 8 meses de idade (LATAM).
- Obrigatório o comprovante de vacinação antirrábica, contendo o nome do laboratório produtor, o tipo da vacina e o número da ampola utilizada.
- A vacina deve ter sido aplicada há mais de 30 dias e menos de 1 ano da data de embarque.
- É necessário um atestado sanitário, assinado pelo médico veterinário, emitido até 10 dias antes da viagem.
- Obrigatório apresentar a “Solicitação de Transporte de Animais em Cabine”, que está disponível no próprio balcão de checkin para voos operados pela LATAM.
Clique aqui e confira as regras de transporte de animais na GOL.
Clique aqui e confira as regras de transporte de animais na LATAM.
Clique aqui e confira as regras de transporte de animais na AZUL.
Esclarecemos a suas dúvidas em relação a viajar com seu cachorro no avião?
Aqui no Desconto Passagens Aéreas você fica por dentro das melhores ofertas de passagens aéreas, pacotes de viagem, cruzeiros e muito mais! Por aqui você também recebe as principais notícias e dicas de viagem. Acompanhe diariamente nosso blog e fique informado em primeira mão!
E estamos no YouTube! Se inscreva em nosso canal e fique por dentro das melhores novidades, dicas de viagem e promoções em tempo real!